domingo, 8 de janeiro de 2012

Mais do mesmo

Ultimamente só me apetece estar na cozinha a preparar petiscos. Parece que sonho de noite para os fazer (e comer) de dia. Se na próxima consulta a balança não me trair vou continuar, caso contrário podem contar com uns post de uma grávida muito aborrecida e contrariada! :)

Ontem, enquanto brincava com a mais pequena na praia, imaginava o jantar... isto só podem ser desejos... que são uma bela desculpa... a verdade é que é pura gula!

Já eram quase 18h e por isso do supermercado trouxemos o lombo de porco recheado com farinheira, já bem temperado e com uma cobertura de bacon.

Em casa a minha pequena ajudou-me na confecção. Em cima da sua cadeirinha lá ia colocando os legumes na panela, arranjando as hastes do alecrim e por aí fora. Passamos muito tempo na nossa mini-cozinha e ela adora.

Coloquei a carne a assar no forno a 180º, com bastante azeite. As batatas, cenouras e nabos levaram uma cozedura rápida e depois de temperados* juntaram-se à carne no forno. A meia hora do final (no total a carne ficou 2 horas no forno) juntei as courgetes e cebolas. Sempre que retirava a carne do forno para juntar mais legumes regava-a com azeite e os legumes também iam sendo virados para ganharem cor de todos os lados.


Eu ando uma 'lambona' pouco esquisita mas isto estava mesmo bom. Depois desta foto a carne ainda voltou mais meia hora ao forno por ainda estar um pouco rosada de mais, e por isso os legumes ficaram ainda mais crocantes e ainda com melhor aspecto, assim para o caramelizado.

Para acabar um Magnum After Dinner... são pequenos mas chegam para satisfazer a necessidade de doce. Não sei se é de estar grávida, mas aquele bocadinho de chocolate sabe-me pela vida. E eu sou gulosa mas não me perco por chocolate...

* temperos
Batatas: sal e pimenta e depois uma mistura de azeite, alecrim e alhos inteiros.
Cenouras: sal e pimenta, azeite, cominhos e louro.
Nabos, cebolas e courgetes: sal, pimenta e azeite.

Nota: depois das batatas estarem no forno há cerca de meia hora, esmago-as ligeiramente e só nesta fase se coloca a mistura de alecrim e alhos. Entretanto assam no azeite que está no tabuleiro da carne. Receita do Jamie Oliver do programa de Natal... desde que vi faço estas batatas e legumes constantemente.

2 comentários:

  1. Que belo aspecto ...
    Eu ultimamente não ando a acertar na cozinha, ando sem inspiração.
    Bjstos

    ResponderEliminar
  2. Eu sou fã de assados, admito! COstumo fazer bastante, tanto lombo, como pianola (costelinha), perna de perú, etc, etc... SOu uma assadeira! E tb me costumam sair bem! :D O meu forno tb é bestial, sou fã! lol
    Parabéns pelas habilidades culinárias! :D
    Beijinhos *.*

    ResponderEliminar