segunda-feira, 7 de março de 2016

Eu quero fazer uma manta… #1

Quando era miúda passava muito tempo na casa da minha tia com as minhas primas. Para nos entreter a minha tia ensinava-nos o ponto simples de tricot (será ponto tricot? meia? liga? não faço ideia…) e lá estávamos nós tardes e tardes entretidas no meio de agulhas e lã, a fazer cachecóis… 

Não sei por que carga de água mas de há uns tempos para cá fiquei com vontade de pegar nesse hábito e fazer umas mantinhas para os meus pequenos. Fui a uma retrosaria, comprei umas agulhas lindas e comecei a praticar como montar as malhas e o ponto básico que sei fazer. Como na internet se aprende tudo pensei que facilmente evoluiria para um ponto que me agradasse… só que não! 

Acho que vou ter de fazer um curso para perceber alguma coisa disto. Exemplo de instruções:

"É necessário termos um nº de malhas que seja múltiplo de 4.
1ª carreira: todas as malhas são tricotadas em liga.
2ª carreira: (tricotamos na mesma malha: 1 meia, 1 liga e 1 meia; tricotar 3 ligas juntas)*, rep*.
3ª carreira: todas as malhas são tricotadas em liga.
4ª carreira: (tricotar 3 ligas juntas; tricotamos na mesma malha: 1 meia, 1 liga e 1 meia)*, rep*."
Na primeira linha tudo bem, básico, básico mas e depois?! Não faço ideia o que é meia e o que é liga e muito menos o que é 1 liga e 1 meia juntas (risos). E calculo que seja simples mas sozinha não vou lá… ontem pus uma amiga e o marido a trabalharem para mim: ela a fazer carreiras de um ponto que gosta e ele a filmar para me enviarem o vídeo. Juro. Coitados (mais risos). Mas não fiquei satisfeita com o resultado da minha tentativa… acho que aperto demasiado os pontos… 
O resultado das instruções acima resultam neste ponto que acho lindo…  
Imagem daqui 
Se vou lá chegar (ou a outro que me agrade o suficiente para passar serões a tricotar com os olhos postos num resultado final que me agrade) logo conto…
#pancas 
#podiadarmeparapior

2 comentários: